http://sacolaretornavel.blogspot.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Comunicação Para a Transformação

Para mim, comunicação deve ser um direito universal, e instrumento de expressão de todos.
Transformaram os principais veiculos de comunicação em monopólios regionais a serviço de algumas familias tradicionais, hoje religiões, grupos politicos. Usaram a comunicação como instrumento de poder, alienação, dominio e controle social. Transformaram mentiras em verdades, miséria em espetáculo, imagens e produções em sonhos inalcansáveis.
Vieram mais emissoras de Rádio e tv, aparentemente surge uma pequena concorrência, mas para a interatividade ainda falta muito.
Ao invés da criatividade popular do brasil com seus costumes e diversidades, entra a tragédia da violência dos grandes centros urbanos.
Veio o computador, e esta nova máquina foi se transformando em equipamentos de mídias. internet livre, parecia o advento da democratização da informação e da comunicação do povo em todos os recantos do País. Mas não democratizaram o acesso, as bandas. E quem toma conta das Bandas? Quem vende o acesso? em muitos lugares são aqueles mesmos dos monopólios e grupos regionais que só disponibiliza onde os interessa economicamente. Mesmo assim a internet continua livre. Será? veio os blogs, uma forma democrática e acessivel de comunicação, de novo quem tem os melhores blogs? quem usou este espaço midiático para produzir conteúdo, expressões culturais? Onde nós estamos neste espaço aberto de comunicação?
Comunicação é um ato de expressar idéias, pensamentos, opiniões, pontos de vista, experiências, conhecimentos, saberes. integração de povos, pessoas e grupos. usada massivamente ela se transforma em poder para o bem ou para o mal. Se for democrática e participativa o poder é para todos, poder para transformações positivas na sociedade. Se não for democrática e participativa será ainda instrumento de poder para poucos para manipular as massas consumidoras de conteúdos sem senso crítico da informação e produção, despolitizadas sem consciência crítica da sua própria realidade e seus valores.
Acredito que já perdemos muito tempo ao não ocupar de vez este instrumento de comunicação um pouco mais acessivel chamado internet. Ocuparmos, mas de forma produtiva, construindo e compartilhando nossas idéias e expressões culturais e criativas da nossa realidade e dos conhecimentos comunitários.
Mas ainda há tempo de usar melhor este meio antes que deixe de ser livre, antes que os mais espertos tentem controlar-nos, antes que os já poderosos as encampe de vez.
Toda vez que falamos em comunicação, criticamos as velhas oligarquias, os grupos regionais controladores, mas esquecemos muitas vezes do papel que nos cabe nesta desigual e injusta sociedade brasileira, de ocupar os espaços democráticos que ainda nos resta para revolucionarmos os conteúdos com idéias diferentes, manifestações culturais, informações relevantes, historias do povo, ciencia, arte popular, novas oportunidades.
Deixaremos de ser só consumidores para sermos uma massa de produtores de conteúdos. A revolução na era moderna, nos tempos modernos não será industrial, não será de Guerras ou lutas violentas para derrubar ditadores. será uma revolução silenciosa construída com estratégias e inteligências e o poder não será só da comunicação mas de quem souber utilizá-la em todo o seu potencial. comunicação é transformação.

Jesulino Alves.

Nenhum comentário: