http://sacolaretornavel.blogspot.com

Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2009

Democracia Participativa, um Estímulo a Prática da Cidadania Ativa

Me lembro de um pequeno episódio.
Ao iniciar meus trabalhos como monitor nos telecentros comunitários de São Paulo em 2001, coincidentemente começaram as reuniões nos bairros para elaboração do projeto de orçamento participativo.
Eu sempre incentivava os usuários da unidade a ir a noite para as reuniões e defender e votar aqueles projetos que fossem de interesse comum e prioritário para aquela comunidade.
Um certo dia presente na primeira reunião do orçamento naquela comunidade, entre muitos debates o mediador chamou os presentes para falarem e defender as idéias de melhorias ou reivindicar.
Houve muita timidez naquele momento, o silencio foi profundo e parecia que ninguém iria falar. Depois uma senhora se levantou e foi ao microfone aberto, mas tremia muito e não conseguia falar direito.
A resposta dela para tal situação: " eu não estou acostumada a falar em microfone e na frente de tanta Gente" "Aliaz nunca falei, nunca tive esta oportunidade"
Mas com uma certa dificuldade ela deu sua opinião, colocou alguns problemas do seu bairro, por fim disse o que teria que ser feito.
Depois daquele dia, eu que também era daquela comunidade e que ia a todas as reuniões possíveis do orçamento vi esta senhora em todas. depois eu a convidei para o conselho do telecentro e até hoje ela é uma ativista das causas comunitárias.
Por isso eu digo que a comunicação com participação coletiva transforma, mobiliza, integra e estimula a cidadania. mas para a comunicação ser ativa e aberta também precisa ser estimulada.
Este estimulo, não só a fez comunicadora, mas ativista e articuladora politica. também serviu de exemplo para os acomodados e passivos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.